quarta-feira, 10 de novembro de 2010

MITOS NA GRAVIDEZ

Leite materno fraco existe?

não existe, o leite sempre tem a mesma constituição, não importa a quantidade e é o único alimento recomendado à criança até os seis meses de idade. A mãe deve oferecer sempre o seio para o bebê, que irá estimular a produção.


Quando engravida, a mulher deve comer por dois?

 O bebê não precisa da mesma quantidade de nutrientes que a mãe, por isso não é necessário dobrar a alimentação(recomenda-se um acrescimo de 600 cal até o fim da gestação, sendo 300cal no segundo trimestre e mais 300 cal no ultimo trimestre gestacional)  Essa caloria extra será passada para a criança, uma vez que o bebê precisa de energia para se desenvolver. Os especialistas recomendam que as mulheres engordem até 12 quilos na gestação. O ganho de peso exagerado e em pouco tempo pode ocasionar diabetes gestacional, hipertensão e até mesmo o parto prematuro, devido ao aumento das taxas de açúcar no sangue de forma rápida.


Não comeu o alimento desejado, o bebê vai nascer marcado?

Não há tia, prima ou avó que resista a passar adiante esse conceito equivocado, mesmo que seja só de brincadeira. Então, fique sabendo: a gestante pode ter, sim, desejo de comer determinado alimento, e isso tem que ver com necessidades do seu organismo, que pede mais este ou aquele nutriente na gestação. Caso você não satisfaça um desses desejos, nada acontecerá ao seu filho. Bebê com marca parecida com comida é a mais pura bobagem, um desses folclores que passam de geração para geração, e ninguém sabe a origem nem desde quando se repetem.

Cerveja preta aumenta a produção de leite?

Apesar da antiga crença de que beber cerveja preta aumenta a quantidade de leite em mulheres grávidas, não existem estudos que comprovem o fato. E, na realidade, qualquer tipo de bebida alcoólica é contra-indicado nessa situação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário