quinta-feira, 28 de outubro de 2010

NUTRIENTES DE MAIOR IMPORTANCIA PARA A GESTANTE

Vitamina A

Importante para o crescimento e para o desenvolvimento do feto.

A suplementação é feita com o betacaroteno (Fairfield, 2003).

alimentos fontes de vitamina A: cenoura, queijo, manga, couve, agrião, abóbora, leite integral, figado de boi e azeite de dendê.


Vitamina C

Ainda não há dados suficientes que comprovem sua importância específica durante a gestação, mas a vitamina C é um antioxidante, promove a síntese de hormônios, ajuda na cicatrização das feridas e na absorção do ferro da dieta. (Fairfield, 2003)
 Na deficiência aumenta o risco de infecções, ruptura prematura de membrana, parto prematuro e eclâmpsia (IOM 2000).


Alimentos fontes de vitamina C: laranja, limão, acerola, morango, mamão, melância alem de vegetais como couve - flor e alguns folhosos.



Vitamina D


A Vitamina D tem a função de regular o metabolismo do cálcio e do fósforo, necessários ao bom desenvolvimento dos sistemas nervoso, muscular e imunológico. Essa vitamina pode ser adquirida através da dieta ou sintetizada na pele através de uma reação catalisada pela radiação (SARAIVA, 2007).
 não há evidências para avaliar os efeitos do suplemento da vitamina D durante a gravidez (Mahomed, 1999).

alimentos fontes de vitamina D: Figado de galinha, sardinha, gema de ovo( cozida), arenque.



Ácido Fólico

Atua como coenzima no metabolismo de aminoácidos, na síntese de DNA e RNA, é vital para a divisão celular e síntese protéica. Evidências epidemiológicas e clínicas têm demonstrado que o folato está envolvido na prevenção dos defeitos do tubo neural (DTN) (LIMA, 2002).

A deficiência promove uma maior chance de deslocamento de placenta, nascimento precoce, morte neonatal, baixo peso ao nascer, prematuridade, anemia megaloblástica e defeitos no tubo neural.

Alimentos fontes de Ácido fólico: leite, figado de boi, grãos, germe de trigo, levedo de cerveja, vegetais verdes escuros, abacate, suco de laranja e cereais enriquecidos.


Vitamina E

papel fundamental elemento antioxidante.

Baixos níveis estão envolvidos com anemia hemolítica em prematuros, problemas neuromusculares e reprodutivos alem de maior ocorrência de aborto.



Alimentos fontes de vitamina E: óleos vegetais(milho, soja, girassol), leite de vaca, salmão, abacate e damasco.

Vitamina K


Ogrupo mais propenso a  deficiência e consequente doença dos hemorrágico são os RN, pois  há dificuldade de transferência  placentaria dessa vitamina.

Ainda assim vale ingerir alimentos fontes de vitamina K.


alimentos fontes de vitamina K : folhosos verde escuro, figado de boi, repolho, ervilha, queijo e manteiga.



  Ferro

O Ferro  é um nutriente importante para promover a passagem de oxigênio do sangue para as células maternas e fetais. Na gestação as necessidades de transporte de oxigênio são aumentadas o que implica em uma necessidade maior da ingestão desse nutriente.
Nas refeições a mãe deve se preocupar com a ingestão de nutrientes que ajudam na absorção do ferro como:  vitamina C.



Alimentos fontes de ferro: carnes bovinas e de aves, leguminosas, folhas verdes escuras, vegetais, consumir associado as  frutas cítricas para melhor absorção.




Vitamina B12


As gestantes que não consomem  carnes devem -se preocupar com a ingestão dessa vitamina pois ela é de extrema importancia para as relações que envolvem a sintese proteica como DNA e RNA.





Alinetos fontes de vitamina B12: peixes, ovos, leite e seus derivados.

PIRÂMIDE DOS ALIMENTOS


Uma dieta variada e rica  na quantidade de alimentos in natura proporciona o atendimento das necessidades nutricionais aumentadas, podendo diminuir o consumo de  produtos industrializados.

Para gestantes uma porção a mais de cada grupo dos alimentos garante o alcance da energia extra necessaria para a mãe e o bebê.

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

HEMORRÓIDA

Geralmente é decorrente de uma constipação crônica e de uma pressão cada vez maior do útreo sobre o intestino.

ORIENTAÇÕES: Consumir alimentos ricos em fibras como frutas, arroz integral, pães integrais e grãos em geral e utilizar água e sabão para higiene perianal, em vez de usar papel.

Consumir alimentos ricos em fibras

PLENITUDE

Mais conhecida como grande saciedade, queixa frequente no final da gestação ou em gestação de gêmeos, devido a maior compressão do útero.

RECOMENDAÇÕES: Em muitos casos a sensação é amenizada modificando a consistencia dos alimentos para pastosa no jantar e ceia, pela maior facilidade digestiva.

Preferir alimentos  como sopas ou caldos no jantar e ceia

AZIA (PIROSE)

A azia é mencionada com frequência pelas gestantes.
Acontece devido ao refluxo gastroensofágico (esfincter esofagiano reduz o tono muscular deixando-o mais relaxado).

Pode ocorrer tambem devido a demora do esvaziamento gástrico e pela maior pressão física do útero sobre o estômago, pois nesse período o útero da mulher aumenta pressionando o diafragma e outros órgão para cima.

ORIENTAÇÕES: Não ingerir leite puro como forma de neutralizar o sintoma, pois causar o efeito reverso (aumento da secreção gátrica), mastigar bem os alimentos, evitar frituras e gorduras, não ingerir liquidos durante as grandes refeições e evitar o uso de antiácidos.

É contra indicado a ingestão de leite PURO para alivio de azia (Pirose)
 





Não tomar liquidos durante o almoço e o jantar

Alimentos gordurosos favorecerá à Azia


segunda-feira, 18 de outubro de 2010

INCHAÇO NAS PERNAS

Geralmente no final de gestação as mulheres apresentam  inchaço nas pernas principalmente nos tornozelos,  esse quadro é comum pois alguns hormônios influênciam na retenção de água fazendo com que tenha um aumento da pressão venosa nos membros inferiores.


ORIENTAÇÕES: Não passar muito tempo sentada ou em pé, não usar sapatos apertados, evitar locais com alta temperatura, elevar as pernas sempre que possível e preocupar-se com o ganho de peso adequado na gestação.

não passar tempo demais em pé

não passar tempo demais sentada



DESMAIO E FRAQUEZA

Muitas gestantes reclamam de fraqueza e algumas chegam até a desmaiar, principalmente nos primeiros meses. Isso porque algumas mulheres no início da gestação não conseguem comer pois se sentem com náuseas e mal estar criando uma averssão aos alimentos, logo ficam vulneraveis a esses sintomas.



RECOMENDAÇÕES: Diminuir o volume da refeição, evitar a inatividade fisica, usar normalmente o sal( salvo em casos de hipertensão).
diminuir o volume e fracionar a alimentação

prática de exercício






 

POR QUE MULHERES GRÁVIDAS SENTEM FALTA DE AR???

As mulheres grávidas, em geral  sentem falta de ar pois os hormônios influenciam na diminuição da contração muscular do pulmão, fazendo com que aconteça uma maior ventilação pulmonar e um aumento das trocas gasosas (hiperventilação).
A falta de ar pode ser agravado pela ansiedade da mãe.


RECOMENDAÇÕES: A mãe precisa aliviar sua ansiedade e ao se deitar ficar na posição de lado esquerdo.





PORQUE DEITAR-SE NO LADO ESQUERDO???
 Nessa posição o útero se desloca para a esquerda e assim diminui a compressão da veia cava melhorando o fluxo sanguíneo.